Project Description

Fibra de Carbono Injetada

Inovador processo de Injeção de Plástico contendo FIBRA DE CARBONO, a Marina Tecnologia desenvolveu o projeto em parceria com a FINEP para a empresa NTC Plásticos

O projeto visa fomentar a fabricação de produtos que utilizem FIBRA DE CARBONO (FC) e possam ser aplicados em consumos de grande escala, como automotivo, petróleo e gás, defesa. Produtos com FIBRA DE CARBONO, possui menor peso e alta resistência, encontrar soluções que possam ser aplicadas na substitução de produtos metálicos, contribui para o MEIO AMBIENTE.

O diferencial deste proejto é a tecnologia destinada a desenvolver um novo método de elevada produtividade e baixo custo para a produção dos hélices altamente eficientes, com compósito de Fibra de Carbono (FC) assistida por processo de injeção. 

Objetivamos criar um novo conceito mundial de hélices marítimas de elevada eficiência, através do desenvolvimento de tecnologias de aplicação de materiais compósitos de resinas termoplásticas e/ou termofixas, reforçadas com FC, assistida por processo de injeção. Desenvolvido pela integração comercial e industrial-tecnológica entre as empresas NTC, CTMSP e a Universidade de Caxias do Sul.

A inovação proposta foi nova no mundo, e buscou desenvolver um compósito com FC nacional com alta resistência à tensão (> 3000 MPa), e módulo (> 200 GPa).

Atualmente os Hélices marítimos são produzidas com materiais metálicos, por apresentarem rigidez o que permite cálculo precisos de pressões hidrodinâmicas e resposta estrutural, mas tem limitações, como: (i) elevado custo de produção, (ii) formas complexas e pesadas (iii) são susceptíveis à corrosão, cavitação, fadiga e rachaduras. Fatores que aumentam o interesse por materiais alternativos, como a FC, mas existe um gap entre custo-benefício-eficiência, para viabilizar seu uso, a causa o método produtivo. Os métodos de injeção são baratos, mas tem limitações na forma e quantidade de FC usada, assim os hélices apresentam baixa eficiência, para atingir a rigidez desejada é necessário produzir os hélices com tecidos de FC pré-impregnado.

ACESSE: http://www.ntc.ind.br